terça-feira, 29 de maio de 2012

ESCALA DE DÓ M

Olá queridos amigos, esse vídeo ( link abaixo) foi produzido como trabalho final para um curso EAD de mídias para a educação no moddle Uesb. Espero que ajude as suas crianças. Abraço!

Cláudia Cavalcante

http://www.youtube.com/watch?v=_m-VyUFvHuc




Escala Maior

        Uma escala é uma seqüência de notas com base na qual as músicas são feitas. Das escalas derivam os acordes, as melodias e as harmonias.
        A escala maior é a principal escala utilizada na música ocidental. Ela é a escala mais utilizada, e a mais simples de entender. Assim, para aprender o que é uma escala maior, vamos utilizar novamente as teclas do piano. Vejamos novamente o quadro de notas apresentado no capítulo anterior:
        Vamos então nos ater somente às teclas brancas. Elas formam a escala de Dó Maior: C D E F G A B. Ocorre que essas notas formam uma seqüência de intervalos. Assim temos:
    Entre o C e o D: 1 tom
    Entre o D e o E: 1 tom
    Entre o E e o F: 1/2 tom
    Entre o F e o G: 1 tom
    Entre o G e o A: 1 tom
    Entre o A e o B: 1 tom
    Entre o B e o C: 1/2 tom
        Foi dito anteriormente que as notas brancas do piano formam a escala maior de C. Também vimos a seqüência de intervalos que fazem parte dessa escala maior. Ela é tida como padrão, e através desses intervalos montamos qualquer escala maior.
        Assim, a escala maior é qualquer escala cujos intervalos seguem a seguinte seqüência: tom, tom, meio tom ,tom, tom, tom. O último meio tom é o que volta ao início da escala (no exemplo acima, ao C).
        Para facilitar o entendimento, vamos montar a escala maior de D, primeiramente com base nas teclas do piano e posteriormente com base no braço da viola.
        Partindo do D, contamos (conforme pode ser visto na parte superior da figura) os intervalos de acordo com a seqüência acima. Obtivemos as notas marcadas com um círculo: D, E, F#, G, A, B e C#. Essas são as notas da escala maior de D. Veja:
        Veja que o que dá o nome à escala são duas coisas: a nota da qual partimos e a seqüência de intervalos. No exemplo acima partimos do D, portanto temos uma escala de D. E utilizamos a seqüência padrão da escala maior, portanto temos uma escala de D Maior.
        Vamos adotar o mesmo procedimento no braço da viola e iremos obter as mesmas notas:
        Em resumo temos a seguinte escala de Ré Maior, com as notas e os intervalos apresentados:
        Assim, se dermos para cada nota um número em romano, podemos generalizar a escala maior em graus da seguinte forma:
        Temos acima a escala maior em graus, bem como a indicação dos intervalos que a forma, sendo que os tons e semitons são indicados respectivamente por linhas curvas ou retas.
        Dessa maneira, para formarmos qualquer tipo de escala maior, basta iniciarmos no grau I com a nota desejada, contarmos os intervalos e substituir cada grau pela nota obtida.
        Tente formar a escala maior de G. (G, A, B, C, D, E, F#).
        E a escala maior de A (A, B, C#, D, E, F#, G#).
        A nota de grau I indicado na forma generalizada, é chamada de Tônica. No caso da escala maior de C, a tônica é o C. Na escala maior de D, a tônica é o D.
        A nota de grau II é a segunda (no caso da escala de C, a segunda é o D, no caso da escala de D, a segunda é o E)
        A nota de grau III é a terça.
        A nota de grau IV é a quarta.
        A nota de grau V é a quinta.
        A nota de grau VI é a sexta.
        A nota de grau VII é a sétima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário