sexta-feira, 4 de maio de 2012

SAÚDE VOCAL

O QUE É SAÚDE VOCAL? O termo saúde vocal é usado para preservar e valorizar a produção da voz, evitando danos nas pregas vocais e no trato vocal.
                                         
QUAIS OS PRINCIPAIS REQUISITOS PARA MANTER A SAÚDE VOCAL? cantar em boas condições acústicas, repouso e bom sono. EVITAR: álcool, fumo, drogas, auto medicação, choque térmico, competição sonora, chás e substâncias ditas "milagrosas" para o bom funcionamento vocal. 
Usar roupas leves, ingerir no mínimo dois litros de água por dia, fazer uma alimentação leve, balanceada antes das apresentações, praticar alguma atividade física, fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal antes das apresentações e dos ensaios.

COMO PODEMOS SABER QUE NÃO ESTAMOS USANDO A VOZ CORRETAMENTE?
A voz quando é mal utilizada apresenta sintomas como: ardência, rouquidão, sensação de cansaço, pigarro, dor na região do pescoço, redução da extensão vocal ou secura na garganta durante e após o canto.
                               
                                          
O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO APRESENTARMOS SINTOMAS DE FADIGA?
Procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação e um diagnóstico quanto às condições estruturais do trato vocal e possíveis lesões, e um fonoaudiólogo para que possa usar a voz adequadamente, mantendo a saúde vocal.

CANTAR EM VÁRIOS ESTILOS PREJUDICA A VOZ?
Não. Desde que cada pessoa respeite a sua constituição vocal. alguns estilos exigem uma emissão tensa e forçada, e algumas vozes são mais robustas e outras mais frágeis. Nesses casos, os cantores devem ser assessorados por professores de canto e fonoaudiólogos.

A RESPIRAÇÃO INFLUENCIA NA VOZ?
Sim. O ar expirado é a fonte desencadeadora do movimento das pregas vocais, portanto, para que possamos ter um bom desempenho no canto necessitamos ter um bom controlo da respiração.

PORQUE OS CANTORES ESTÃO MAIS SUJEITOS AOS PROBLEMAS VOCAIS?
O cantor é um profissional usuário da voz, dentre outros e muitas vezes trabalham em ambientes barulhentos, cheios de fumaça, poeira, expostos a mudanças bruscas de temperatura, consequentemente sujeitos a problemas vocais.

QUANDO DEVO FAZER O AQUECIMENTO VOCAL?
Antes de cada ensaio, antes de cada apresentação, ou seja, sempre que for fazer uso intenso da voz.

E O DESAQUECIMENTO VOCAL?
Deve ser feito após cada ensaio e após cada apresentação. Lembre-se que a musculatura do trato vocal ficou por longo tempo desempenhando a mesma atividade física, portanto, ao término devemos fazer um alongamento para evitar tensões e sobrecarga.

Um comentário:

  1. Muito uteis essas informacoes!todas as pessoas, cantores ou nao, deveriam ter esses cuidados!

    ResponderExcluir