quarta-feira, 11 de julho de 2012

O CANTO LÚDICO COM CRIANÇAS

           

                                                      OBJETIVO GERAL:
_Reconhecer a importância do canto lúdico nas classes de nível fundamental como forma de introdução aos elementos fundamentais da música.

                                                    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_Estimular a percepção, a sensibilização e a criatividade.

                                               CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - FUNDAMENTAÇÃO:

_Importância da música na educação.
_Os meios de comunicação e o seu papel no desenvolvimento cultural artístico.
_Estudos de textos relacionados à educação musical.

II - FASE VIVENCIAL:

SOM:
_aspectos da audição
_O material sonoro e a sua aplicação pedagógica.
_Exercícios práticos para o desenvolvimento da sensorialidade e sensibilidade afetiva auditiva.
_O movimento sonoro.
_Altura do som.
_Timbre.
_A escala, ordenações do som, dos nomes e notas.
_O estudo do intervalo.
_Improvização melódica.

III - RÍTMO:

_Importância dos batimentos livres.
_Exercícios rítmicos com frases, nomes e contagem.
_Repetição e improvização de rítmos.
_Modalidades rítmicas na canção ( o rítmo, o tempo, o 1º tempo e a divisão do tempo)
_Seleção e criação de textos para o trabalho sensório motor.
_A intensidade.
_A duração.
_Exercícios métricos.
_Criação de arranjos rítmicos para instrumentação percussiva.

                                                                     A CANÇÃO

_Importância da canção na iniciação musical.
_Critérios para seleção de repertório.
_A voz infantil e suas características.
_Objetivos pedagógicos da canção.
_Criação de canções com objetivos pedagógicos definidos:

  Movimento corporal
  Modalidades rítmicas
  Nomes de notas
  Intervalos
  Modo maior e menor
  Cânones
  Instrumentação, etc.

                                                MOVIMENTO CORPORAL

_Importância do sentido espacial e corporal.
_Formas básicas de locomoção
_Exercícios práticos com objetivos pedagógicos variados.

II - TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO

_Importância do segmento sistemático das etapas de musicalização.
_Gráficos de movimento sonoro.
_Gráficos de intensidade.
_Gráficos de duração ( curto - longo )
_Gráficos de altura de som.
_Estruturas sonoras.

                                                  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

_Pela assiduidade, pontualidade e interesse pelo curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário